O Brasil convive com baixos índices de crescimento econômico há décadas. Na vida cotidiana, os brasileiros se acostumaram com serviços públicos de má qualidade. Fazer negócios no País é mais custoso do que as empresas podem (e deveriam) pagar, e se a população gasta muito com impostos, o retorno público sobre eles é cada vez pior.
Tudo isso é consequência de um Estado inchado e que não para de crescer. Uma máquina burocrática e cara que dificulta a vida de quem emprega, trabalha, empreende e gera renda.
O Brasil convive com baixos índices de crescimento econômico há décadas. Na vida cotidiana, os brasileiros se acostumaram com serviços públicos de má qualidade. Fazer negócios no País é mais custoso do que as empresas podem (e deveriam) pagar, e se a população gasta muito com impostos, o retorno público sobre eles é cada vez pior.
Tudo isso é consequência de um Estado inchado e que não para de crescer. Uma máquina burocrática e cara que dificulta a vida de quem emprega, trabalha, empreende e gera renda.
POR QUE A MODERNIZAÇÃO DO ESTADO É NECESSÁRIA?
POR QUE A MODERNIZAÇÃO DO ESTADO É NECESSÁRIA?
Porque com menos burocracia, um funcionalismo público otimizado e gastos racionalizados, o Estado contribuiria para atrair investimentos ao ambiente de negócios brasileiro e, em paralelo, melhoraria sua capacidade de desenhar políticas públicas em áreas prioritárias, como Saúde e Educação, assim como fazer investimentos em setores prioritários, como Infraestrutura e Segurança Pública. Tudo o que o Brasil precisa para decolar.
Porque com menos burocracia, um funcionalismo público otimizado e gastos racionalizados, o Estado contribuiria para atrair investimentos ao ambiente de negócios brasileiro e, em paralelo, melhoraria sua capacidade de desenhar políticas públicas em áreas prioritárias, como Saúde e Educação, assim como fazer investimentos em setores prioritários, como Infraestrutura e Segurança Pública. Tudo o que o Brasil precisa para decolar.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) defende, há anos, uma ampla reforma estatal no País, pois entendemos que um projeto de modernização deva ter como objetivos:
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) defende, há anos, uma ampla reforma estatal no País, pois entendemos que um projeto de modernização deva ter como objetivos:
• melhora na qualidade dos gastos do governo;
• serviços públicos bem prestados à sociedade;
• impulso ao crescimento econômico.
• melhora na qualidade dos gastos do governo;
• serviços públicos bem prestados à sociedade;
• impulso ao crescimento econômico.
Mas como fazer isso?
Mas como fazer isso?
A FecomercioSP tem algumas respostas:
A FecomercioSP tem algumas respostas:
1.
1.
Promover um reforço da Reforma da Previdência, com previsão de acréscimos da idade de aposentadoria e do tempo de contribuição vinculados a mudanças demográficas
Promover um reforço da Reforma da Previdência, com previsão de acréscimos da idade de aposentadoria e do tempo de contribuição vinculados a mudanças demográficas
2.
2.
Realizar uma nova rodada de Reforma Previdenciária para Estados e municípios, com o objetivo de definir critérios que se alinhem à regra geral de previdência em todos os níveis de governo;
Realizar uma nova rodada de Reforma Previdenciária para Estados e municípios, com o objetivo de definir critérios que se alinhem à regra geral de previdência em todos os níveis de governo;
3.
3.
Vedar a criação de novas despesas obrigatórias pela União, pelos Estados ou pelos municípios, até que os objetivos da redução dos gastos públicos sejam alcançados;
Vedar a criação de novas despesas obrigatórias pela União, pelos Estados ou pelos municípios, até que os objetivos da redução dos gastos públicos sejam alcançados;
4.
4.
Limitar a possibilidade de promoção anual a 5% dos funcionários públicos, com exceção de promoções que impliquem alteração de atribuições e de carreira militar ou policial.
Limitar a possibilidade de promoção anual a 5% dos funcionários públicos, com exceção de promoções que impliquem alteração de atribuições e de carreira militar ou policial.
5.
5.
Vedar o dispositivo de promoção por tempo de serviço;
Vedar o dispositivo de promoção por tempo de serviço;
6.
6.
Acabar com concursos baseados na criação de cargos públicos.
Acabar com concursos baseados na criação de cargos públicos.
7.
7.
Definir regras para reajuste de salários já existentes, limitando-se à correção monetária (quando houver);
Definir regras para reajuste de salários já existentes, limitando-se à correção monetária (quando houver);
8.
8.
Diminuir até 25% da carga horária de funcionários públicos com consequente redução salarial no ano subsequente ao não atingimento de metas estabelecidas para o período anterior, permanecendo nesses patamares até o efetivo reequilíbrio;
Diminuir até 25% da carga horária de funcionários públicos com consequente redução salarial no ano subsequente ao não atingimento de metas estabelecidas para o período anterior, permanecendo nesses patamares até o efetivo reequilíbrio;
9.
9.
Desenhar um dispositivo em que, em caso de excesso de arrecadação ou superávit financeiro, o excedente fique reservado ao pagamento das dívidas públicas;
Desenhar um dispositivo em que, em caso de excesso de arrecadação ou superávit financeiro, o excedente fique reservado ao pagamento das dívidas públicas;
10.
10.
Proibir a ampliação e concessão de novos benefícios tributários;
Proibir a ampliação e concessão de novos benefícios tributários;
11.
11.
Em caso de aumento da demanda por mão de obra, fomentar a contratação terceirizada para áreas estatais não caracterizadas como de monopólio do Estado.
Em caso de aumento da demanda por mão de obra, fomentar a contratação terceirizada para áreas estatais não caracterizadas como de monopólio do Estado.
12.
12.
Instituir medidas, em todas as esferas federadas, de processos de digitalização e atendimento eletrônico, diminuindo a burocracia e a necessidade de atendimento presencial.
Instituir medidas, em todas as esferas federadas, de processos de digitalização e atendimento eletrônico, diminuindo a burocracia e a necessidade de atendimento presencial.
13.
13.
Observações e ajustes periódicos:
a. muitas dessas medidas já existem no art. 109 do Ato de Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT);
b. revisão de metas e critérios do plano a cada 15 anos, sempre por Emenda Constitucional (EC). Caso não sejam revistas, as metas permanecerão;
c. revisão de benefícios fiscais a cada 10 anos (quando não concedidos por prazo determinado), com a possibilidade de serem mantidos ou finalizados.
Observações e ajustes periódicos:
a. muitas dessas medidas já existem no art. 109 do Ato de Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT);
b. revisão de metas e critérios do plano a cada 15 anos, sempre por Emenda Constitucional (EC). Caso não sejam revistas, as metas permanecerão;
c. revisão de benefícios fiscais a cada 10 anos (quando não concedidos por prazo determinado), com a possibilidade de serem mantidos ou finalizados.
OSTENTAMOS O TÍTULO DE UMA DAS MAIORES CARGAS TRIBUTÁRIAS DO MUNDO.
SE PAGAMOS MUITOS IMPOSTOS, COMO OS SERVIÇOS PÚBLICOS DEIXAM TANTO A DESEJAR?
OSTENTAMOS O TÍTULO DE UMA DAS MAIORES CARGAS TRIBUTÁRIAS DO MUNDO.
SE PAGAMOS MUITOS IMPOSTOS, COMO OS SERVIÇOS PÚBLICOS DEIXAM TANTO A DESEJAR?
JUNTE-SE A NÓS NESSA MOBILIZAÇÃO PELA MODERNIZAÇÃO DO ESTADO
JUNTE-SE A NÓS NESSA MOBILIZAÇÃO PELA REFORMA DO ESTADO
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